top of page

Há 5 anos, uma enchente na bacia do rio Una assolou várias cidades na Zona da Mata Sul de Pernambuco e alguns municípios do estado de Alagoas. Diversas pessoas perderam o que construíram, idealizaram, e só o que sobrou foi dor e tristeza.

 

Palmares, distante cerca de 124 km da capital pernambucana, foi um dos municípios mais atingidos pela catástrofe. Praticamente todo o território municipal ficou submerso. Apenas a torre da igreja, uma das imagens mais vistas sobre o acontecimento, despontava por cima de todo aquele "mar" de lama.

 

Milhares de pessoas se mobilizaram em prol dos palmarenses. Roupas, comida, abrigo, tudo isso chegou por meio de doações e de assistência. O cenário de horror fez com que os espectadores mergulhassem juntos na dor dos desabrigados. 

 

O tempo passou, a cidade se levantou, mas a dor e a lembrança não secaram junto com aquelas águas. Novas casas foram construídas, a igreja reformada. Porém é ainda difícil reviver a cena e o medo ainda convive em meio aos moradores locais, principalmente a cada alerta de chuva.

 

Palmares - Histórias de Reconstrução mostra a vida de quem sentiu na pele o pavor e viu tudo o que tinha se perder na lama. As histórias aqui contadas são de pessoas que superaram sua dor, embora ela ainda insista em bater à porta. Cada texto leva o nome de um personagem, narrando melhor que ninguém os dias de sofrimento que aquela cheia trouxe, mas que, apesar disso, fizeram da dor um motivo para renovação. 

bottom of page